Conjunto de excertos sobre o Primado Petrino por Padre Zé
Santo Ireneu de Lyon
A tradução da famosa frase de Santo Ireneu, onde ele afirma categoricamente o primado romano, e a explicação da tradução do difícil inciso de sentido comparativo que está nela.
Santo Agostinho
O Primado de Pedro é um assunto apaixonante e muito desenvolvido na obra de Sto Agostinho. O tema da «pedra» costuma ser muito polémico, porque Sto Agostinho deu-lhe várias interpretações. Eis aqui alguns exemplos (obviamente poucos, porque a sua vasta obra tem muitos mais!).
Santo Efrém
Santo Efrém, uma referência de peso, de grande destaque e influência na Igreja Oriental, e a sua interpretação da «pedra» da edificação da Igreja.
São Jerônimo
A Interpretação de São Jerónimo acerca da «pedra» da edificação da Igreja é muito interessante: para ele Cristo é a Pedra primária da Igreja, mas Pedro também é a pedra secundária, no sentido de que é de Cristo que ele recebe a virtude de consolidar a Igreja.
São João Crisóstomo
Desde que Baur e Strauss, da Escola de Tubinga, levantaram dúvidas verrinosas acerca da estadia e morte do Apóstolo Pedro em Roma, logo isto foi aproveitado por muitos como argumento contra o primado do Papa, inclusive alguns da facção ortodoxa grega, esquecendo o ensinamento do terceiro hierarca do cristianismo oriental: São João Crisóstomo.
Quem não se deleitará e regozijará com os ensinamentos de São João Crisóstomo, o Boca de Ouro, Hierarca do cristianismo oriental?
Nada de mais habitual entre os opositores da Primazia de Pedro do que argumentar com o episódio da negação de Pedro. São João Crisóstomo, comentando esse episódio, aproveita precisamente a ocasião para dizer coisas admiráveis do poder e autoridade que Pedro veio a receber depois. Eis alguns exemplos.
Todos estamos habituados a ver e ouvir, por parte dos que criticam a infalibilidade papal (mesmo alguns que se dizem católicos!!!), usarem como argumento o famoso incidente de Antioquia, entre Pedro e Paulo.
São João Crisóstomo tinha em tão elevado conceito o primado de Pedro, que dá desse incidente uma interpretação simplesmente genial, acabando por atribuir ainda mais valor à pessoa de Pedro com esse episódio desconcertante. Vale a pena ler:
Santo Epifânio de Salamina
É muito interessante, no testemunho de Epifânio, também ele oriental, a afirmação clara e perentória de que na «pedra sólida» de Pedro «todas as questões subtis da fé serão resolvidas».
Santo Ambrósio de Milão
O Bispo de Milão é só mais um dos muitos Padres que afirmam claramente o Primado de Pedro.
São Cirilo de Jerusalém
Uma voz autorizada do cristianismo oriental a defender o adjectivo «Católica», para designar correctamente a Igreja.
Os Padres Capadócios (São Basílio Magno, São Gregório de Nissa e São Gregório de Nazianzo)
Também para os três luminares do cristianismo oriental – os Padres Capadócios – o reconhecimento da pedra fundamental em Pedro é indubitável.
São Cipriano de Cartago
Para São Cipriano de Cartago (séc. III), Pedro é o «único», sobre quem Cristo fundou a sua Igreja e, portanto, o «primeiro» em quem começa a origem da sua unidade.
*Pequeno compilado retirado do Facebook do Grupo de Patrística, publicados pelo Padre Zé, mas sem revisão do autor.